sábado, 29 de novembro de 2008

A 2ª Dinastia e os Descobrimentos

Competências: Relacionar a produção oral com a forma escrita; Criar o gosto pela recolha de informação do património nacional.
Actividades: Escvrever textos sobre episódios tratados no tema: " O nosso passsado nacional".

A 2ª Dinastia e os Descobrimentos


D. Fernando era casado com D. Leonor Teles, queria que a filha D. Beatriz fosse rainha, só que D. Beatriz era casada com o rei de Castela que era Espanhol.
Assim muitos Portugueses tinham medo que Portugal perdesse a independência. Por isso iniciou-se um período de lutas desde 1383 até 1385.
Os Portugueses que estavam contra D. Leonor Teles e a sua filha apoiaram um meio-irmão de D. Fernando que era D. João Mestre de Avis.
Depois de vencer o rei de Castela na batalha de Aljubarrota, o Mestre de Avis tornou-se rei de Portugal, D. João I casado com D. Filipa de Lencastre.
Assim começou a 2ª Dinastia – a Dinastia de Avis.
O reinado de D. João I começou com muitos problemas provocados pelas guerras, mortes, as doenças e as epidemias.
Mesmo assim D. João I orientou a sua governação para a descoberta e a conquista de novas terras, ajudado pelos seus filhos – D. Duarte, D. Pedro e o infante D. Henrique.
O infante D. Henrique mandou construir a Escola Náutica de Sagres para ensinar aos marinheiros a arte de navegar, também foram construídas naus e caravelas.
A partir daí novas terras foram descobertas: Madeira, Açores chegando até à Índia e ao Brasil.
Das terras descobertas os navegadores trouxeram ouro, pedras preciosas, especiarias, tecidos e outros produtos.

Trabalho realizado por: Tiago, Filipa e Adriana.

Sem comentários: