quarta-feira, 25 de março de 2009

Palavras: concordância de sons

Competências (4º ano): Desenvolver a competência ortográfica; Alargar o léxico ortográfico.
Actividades: Exercícios de intervenção nas incorrecções quanto à forma ortográfica específica das palavras (tomada de consciência e memorização).


Há palavras que são pronunciadas da mesma maneira, mas possuem diferente forma gráfica e diferente significado. Dizemos que apresentam uma "concordância de sons" (homofonia) e, por isso, são chamadas palavras homófonas (por exemplo: à / há; acento / assento; aço /asso). Como saber quando usamos uma ou outra forma? Pelo contexto, claro! Mas precisamos de praticar os exercícios. Queres fazer alguns? Se precisares de ajuda, recorre ao trabalho realizado sobre o assunto - "dicionário especial".


Act. 1 - Selecciona as palavras da coluna da esquerda para completares as frases à direita.

Act. 2 - Queres continuar? ... então clica aqui e aqui

2 comentários:

Mariana Barbosa Gomes disse...

Este trabalho foi muito divertido,pois nos faz ter consciência de que as palavras podem pronunciar-se da mesma maneira mas escrever-se de maneira diferente e ter um significado diferente.....

Unknown disse...

Eu adorei este trabalho.
As nossas professoras dão-nos trabalhos divertidos,interssantes e que nos faz pensar imenso,pois essas palavras diziam-se de som igual,mas escreve-se de maneira diferente e têem significado diferente....