quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

Competência: Participar em múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita e pela leitura.
Actividade: Participar nos vários ateliers do Dia Mundial da Alimentação.

Na nossa sala a D. Angelina mostrou-nos como se fazia uma bôla da carne, desde o momento em que se mistura a água com a farinha e o fermento até ir para o forno cozer.
Depois de cozida todos comemos o pão que ajudamos a fazer. Estava uma delícia!!!!!

terça-feira, 17 de junho de 2008

A nossa cidade - Braga

Competência: Escrever em grupo partindo de motivações lúdicas.
Actividade: Escrever um pequeno texto sobre a nossa cidade.

A minha cidade chama-se Braga, fica na província do Minho e a Norte de Portugal.
É uma cidade muito antiga onde se podem encontrar vestígios de ruínas romanas.
Em Braga existem vários monumentos de grande valor como por exemplo: a Sé Catedral, o Bom Jesus do Monte ,o santuário do Sameiro, o santuário da Falperra, além de várias igrejas, importantes palácios e belíssimas praças com lindíssimos chafarizes e bonitos jardins como o da Santa Bárbara.
A cidade tem, ao longo destes últimos anos, crescido bastante, no entanto ainda existe à volta da cidade uma grande quantidade de espaços verdes.
Quanto ao clima desta cidade, é bastante frio no Inverno mas em contrapartida também é bastante quente no Verão.
Ao longo do ano realizam-se grandes e importantes festividades, como as festas solenes da Semana Santa e o arraial de S. João.
Estas festas fazem com que vários turistas visitem a nossa cidade.
Todos estes factores fazem com que Braga seja considerada uma grande e importante cidade.

Grupo de trabalho: 3º e 4º anos

quinta-feira, 5 de junho de 2008

O Pomar Encantado

Competência: Escrever individualmente e em grupo, a partir de motivações lúdicas.
Actividade: Escreve um texto com um tema livre e ilustra-o.

"O pomar encantado" por Mariana Barbosa Gomes (3º Ano):





sexta-feira, 9 de maio de 2008

Opinião acerca dos trabalhos do PNEP

Competências: Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita (textos com tema sugerido...).
Actividade: Registar a opinião sobre os trabalhos realizados no âmbito do Plano Nacional de Ensino do Português.

Eu gosto muito de fazer trabalhos em grupo. Também gosto de metê-los na internet. Cada vez que faço trabalhos aprendo coisas novas.
Os meus colegas trabalham muito bem. Às vezes, quando queremos, fazemos composições muito bonitas!!!
Eu já fui ver os trabalhos que nós fizemos e os dos outros meninos de outra escolas e gostei! Espero fazer mais trabalhos para meter na nossa página.
Assim ficamos com mais coisas interessantes...

Trabalho realizado por:
Francisco José

Tenho gostado muito dos trabalhos que tenho feito, também gosto de trabalhar em grupo com os meus colegas.
Graças à nossa professora, temos tido trabalhos divertidos, gostamos todos de trabalhar no PNEP, é muito divertido. Temos gostado dos trabalhos que temos feito, por exemplo: inventar histórias, fazer frases com as palavras que saírem, etc.
Todos os trabalhos que temos feito no PNEP foram muito interessantes, eu adoro fazer comentários à minha turma e as outras turmas, para mim é uma alegria.
Eu queria fazer mais coisas para pôr na nossa página.

Trabalho elaborado por:
Paulo Costa - 3º


Eu acho que fazer trabalhos em grupo para o Plano Nacional de Ensino do Português é bastante divertido e engraçado.
Quando nós fazemos um trabalho de grupo, o nosso trabalho vai sempre para o nosso blog.
Muitas vezes, quando nós fazemos um trabalho bonito, ao chegar a casa vou logo para o computador fazer um belíssimo comentário.
A primeira vez que nós começamos a trabalhar no computador foi quando fizemos a "Lenda de S. Martinho".

Trabalho elaborado por:
Gonçalo Vilaça


Eu gosto muito de fazer os trabalhos que tenho feito para o blog. Gosto de fazer trabalhos de grupos, às vezes aprendemos coisas com os colegas. Nos trabalhos de grupos, às vezes, inventamos histórias malucas.
Quando vamos pôr os nossos trabalhos, vemos os das outras turmas e eu gosto muito. Por vezes fazemos comentários às outras turmas e elas fazem-nos a nós.
Nós gostamos muito de os ler.

Trabalho realizado por:
Ana Filipa- 3º

Eu gosto dos trabalhos do PNEP. Fazemos trabalhos muito bonitos, escrevemos textos, fazemos acrósticos e muitas outras coisas…
Na nossa página temos comentários que nos dão os parabéns. Nos nossos trabalhos temos vídeos e algumas canções. Quando fazemos um trabalho, no fim fazemos um desenho ou uma banda desenhada para ter mais graça.
Nos trabalhos, às vezes, fazemos textos sobre os animais ou sobre as pessoas.
Primeiro, fazemos os trabalhos em papel, depois passamos para o computador e depois o professor João ou a professora Laura ajudam-nos a passá-los para o blog.
Os nossos trabalhos estão muito, muito bonitos.

Trabalho elaborado por:
Beatriz


Eu gosto de fazer trabalhos em grupo. Também gosto dos trabalhos que tenho feito para meter na nossa página na Internet!
Quando faço um trabalho em grupo, aprendo coisas novas com os meus amigos. Agora, sempre que faço trabalhos individuais, meto-os na nossa página na Internet. Quando vou à página que nós temos na Internet, vejo trabalhos das outras turmas e gosto do tipo de trabalhos que eles fazem, como por exemplo, acrósticos, textos escritos, etc.
Às vezes, quando nós estamos a fazer um trabalho de grupo, nós inventamos histórias giras!
Espero fazer mais trabalhos para meter na nossa página!!!

Trabalho elaborado por:
Bárbara



Para mim, fazer os trabalhos do Plano Nacional do Ensino do Português é muito divertido!!!
Fazer trabalhos em grupo dá para aprender, por isso andamos a fazer experiências interessantes. Gosto de mostrar o que sei, por isso são trabalhos feitos por mim!!! Ao fazer estes trabalhos dá para aprender, mas também para praticar as mãos no computador. Que interessante!!!
Vou ver os trabalhos dos outros meninos, é divertido, assim como fazer um comentário!!! Acho que estes trabalhos são para testar as nossas capacidades, ideias, etc. Eu adoro fazer trabalhos e os meus colegas também. Eu acho que os trabalhos que nós fazemos são interessantes porque falam de acontecimentos importantes, de histórias bonitas e de outras coisas mais!!!
Às vezes, nós vamos tirar ideias aos trabalhos de Semelhe, Maximinos e muitos mais… O trabalho que gostei mais de fazer foi o "Trabalho de Roda", foi muito bonito e fui a secretária, ah…ah…ah!!! No fim de acabarmos o trabalho em roda, nós, como somos malandros, jogámos ao stop, ao jogo das palavras, etc.

Trabalho realizado por:
Mariana – 3º ano

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Banco de Palavras

Competências: Escrever em grupo, partindo de motivações lúdicas.
Actividade: "Banco de Palavras" - Os alunos pensam num tema, depois individualmente escrevem num pedaço de papel uma palavra relacionada com o tema escolhido. Colocam as palavras num saco, que estará disponível durante a redacção do texto. À medida que vão avançando na construção do texto, os alunos retiram ao acaso os papéis do saco e decidem se a palavra retirada serve ou não para ser integrada na próxima frase.

A PRIMAVERA

Na Primavera há flores verdes.
A relva é verdejante.
À volta das casas costumam-se ter arbustos.
As túlipas são bonitas e lilás.
Os jardins das casas são lindíssimos.
Os ramos das árvores na Primavera costumam ter frutos e flores.
As flores são muito bonitas.
Os passarinhos são coloridos.
Nesta época do ano as flores são uma beleza.
No ar há borboletas a voar.
Há pássaros que comem minhocas.
Eu gosto de ver as crianças a fazer brincadeiras.
Quando chega a Primavera as flores ficam mais floridas e os dias ficam mais quentes e maiores.
Nesta estação do ano os frutos costumam ficar mais maduros.
Quase todos os jardins têm relva.
Nesta época o tempo muda.
A Primavera é bonitissíma.
A florista faz um ramo com rosas colhidas do jardim.

Trabalho realizado por:
Bárbara
Renato
Filipa
Francisco
Beatriz



DIA 25 DE ABRIL

A partir do dia 25 de Abril de 1974 houve alegria e liberdade.
Os cravos simbolizam liberdade e democracia.
Uma vendedora de cravos pôs um cravo num soldado das forças armadas.
Houve um festejo muito grande!!!
A partir desse dia houve indepêndencia.
Houve uma grande revolução de cravos.
Para defender Portugal cantaram o Hino Nacional.
A liberdade é alegria e ter direitos também.
As pessoas começaram a lutar às escondidas.
Que grande manifestação!!!
O dia 25 de Abril acontece na Primavera.
Antes do 25 de Abril houve muitos descontentamentos.
Houve muitos canhões com cravos e uma multidão enooorrrme de pessoas.

Trabalho elaborado por:
Paulo
Mariana
Tiago
Gonçalo
Bruna

Algumas ilustrações:




quinta-feira, 10 de abril de 2008

Visita de Estudo à Feira do Livro de Braga

Competências: Experimentar diferentes tipos de escrita, com intenções comunicativas diversificadas, requeridos pela organização da vida escolar e pela concretização de projectos em curso.
Actividade: Dar notícia da visita à Feira do Livro, utilizando tipos variados de textos.




.
Notícia em acróstico

Abalamos da escola às 9 horas para ir para a ...

Feira do Livro.
E tinha livros para adultos, crianças e bebés.
Íamos todos contentes
Rimo-nos muito com alguns livros.
A professora disse para nós fazermos pouco barulho pelo caminho.

Depois a professora disse para irmos lanchar.
O Pedro S. Rocha apresentou-nos o seu livro "A Nascente de Tinta".

Linda história que o Pedro Seromenho Rocha nos apresentou.
Iamos contentes com o livro do Pedro Seromenho Rocha.
Vimos um bocadinho do livro do Pedro Seromenho
Rocha.
Ouvimos a professora: -Meninos vamos lavar as mãos para almoçar.

Grupo de trabalho:
Ana Filipa
Francisco José
Bruna


Notícia em prosa

Nós, alunos da EB1 Carvalho - Gondizalves, fomos à Feira do Livro!
Fomos no dia 9 de Abril, uma quarta-feira.
Abalamos da escola às 9 em ponto, pois o autocarro não esperava muito.
Pouco depois, já tínhamos chegado ao nosso destino que era Feira do Livro.
Depois de esperarmos para entrar, já estávamos cansados!!!
Finalmente... jé estávamos todos lá dentro... que alegria!
A Feira do Livro parecia um mundo, era tão grande!
Primeiro nós vimos os livros, mas nada de nada, não encontramos que comprar.
Pouco depois, ouvimos uma voz que dizia: - Estamos à vossa espera no auditório.
Quando já estávamos no auditório, vimos um senhor no palco que disse: - Bom dia.
Todos nós reparámos que era um novo autor português.

Grupo de trabalho:
Mariana
Gonçalo
Ana Beatriz


Notícia em verso

Na Feira do Livro
há livros importantes,
engraçados e
também muito giros.
.
Eu gostei de
um livro chamado
Sangue de Monstro
que era muito arrepiante.
.
Quando fomos para
o auditório nós
vimos quadros
giríssimos.
.
No auditório nós
estivemos com o
Pedro Seromenho Rocha
autor do livro "Nascente de Tinta".
.
Grupo de trabalho:
Bárbara
Tiago


Notícia em banda desenhada
.
Primeiro...

Depois...

Finalmente...

Grupo de trabalho:

Renato
João Paulo


Queres ver outros textos? . Sim . Mais . Mais ainda

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Primavera

Competência: Escrever em grupo, partindo de motivações lúdicas.
Actividade: Construir poemas, iniciando os versos pela letra das palavras relacionadas com a Primavera, escritas na vertical (acrósticos).

Para começar
Reabrem flores
Isso é muito bonito
Mas ainda melhor é cheirar uma flor
A flor violeta
Vinda duma julieta
Essa julieta muito bonita
Rara como ouro
A prefumar o ar.

Flores não há que falte
Lindas também não
Olha como são lindas
Rir e brincar
Entre as ervas
Saltar e pular.

Já chegou
A Primavera
Rara e linda
De matar
Isto é que é falar!
Não é para estragar
Senão, alguém se vai zangar.

Trabalho realizado por:
Mariana e Gonçalo

Passei por uma flor
A flor colorida
Se bem me lembro era bonita
Se eu fosse como ela, era tão bonita quanto ela
A flor também era cheirosa
Ria, sorria, chorava
Ia pelo caminho e encontrei outra flor
Não era bonita como a outra, mas era cheirosa
Há muitas flores como a primeira que encontrei
Olhei para ela e ela era a mais bonita de todas
Só tinha um pequeno pormenor: ria, sorria e chorava.

Bonita era a borboleta que vi no jardim
Olhava para ela e lembrava-me da outra vez que
Ria, dançava, cantava
Bolas... a borboleta fugiu!
Oh... que giras borboletas!
Lembrei-me de uma coisa: vou apanhar borboletas
E assim já posso cuidar delas.
Também quero apanhar uma flor
Assim posso tratar dela
Se calhar a minha mãe não vai deixar.

Fiquei tão admirado por ver uma flor tão linda
Linda era a Margarida que eu vi no jardim
Olhei para ela e lembrei-me da minha prima Margarida
Ri e disse: como é que pode ser uma flor chamada Margarida?
E também há flores que se chamam Dália, Dalila...
Sim há, mas gosto mais da flor chamada Margarida.

Trabalho realizado por:
Bárbara e Francisco José

Era uma estação bonita.
Sorrimos alegres.
Tratávamos das flores.
Amamos a Primavera.
AÇucena tão bonita, dissemos nós.
Almoçamos à beira de uma árvore.
Olhávamos para a natureza tão bonita.

Parámos para ver as flores.
Rimos com muita alegria.
Imitamos os pássaros.
Muita alegria se espalhava.
A Primavera é muito bonita.
Vera gostava da Natureza.
Estávamos muito contentes
Regamos as flores
Abril era muito bonito por causa da Primavera.

Formosa Primavera
Limpamos a Natureza
Oh ... que bonitas flores!
Rimamos a Primavera
Estávamos felizes por limpar o ambiente
Sacudimos a Primavera.

Trabalho realizado por:
João Paulo e Ana Filipa


Era um dia bonito
Saí para passear
Tomei o caminho do parque
Abriu-se a porta e
AÇucenas cheiramos
Andamos pelo parque a brincar
Ouvi os passáros a cantar.

Passei pelo parque
Ri às gargalhadas
Imaginei uma árvore verdinha
Montei o cavalo
Apareceu-me um rio
Vi um aborboleta pousada numa flor
Erva o cavalo comeu
Remei no barco
Andei pelo rio.

Florido o jardim
Lançamos a bola
Olhamos as flores
Regamos as tulipas
Enganei um amigo
Saltei de alegria.

Trabalho realizado por:
Ana Beatriz e José Tiago
.
... mais Primavera? . Sim . Não
.
... mais acrósticos? . . Sim . Não