quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Primavera

Competência: Escrever em grupo, partindo de motivações lúdicas.
Actividade: Construir poemas, iniciando os versos pela letra das palavras relacionadas com a Primavera, escritas na vertical (acrósticos).

Para começar
Reabrem flores
Isso é muito bonito
Mas ainda melhor é cheirar uma flor
A flor violeta
Vinda duma julieta
Essa julieta muito bonita
Rara como ouro
A prefumar o ar.

Flores não há que falte
Lindas também não
Olha como são lindas
Rir e brincar
Entre as ervas
Saltar e pular.

Já chegou
A Primavera
Rara e linda
De matar
Isto é que é falar!
Não é para estragar
Senão, alguém se vai zangar.

Trabalho realizado por:
Mariana e Gonçalo

Passei por uma flor
A flor colorida
Se bem me lembro era bonita
Se eu fosse como ela, era tão bonita quanto ela
A flor também era cheirosa
Ria, sorria, chorava
Ia pelo caminho e encontrei outra flor
Não era bonita como a outra, mas era cheirosa
Há muitas flores como a primeira que encontrei
Olhei para ela e ela era a mais bonita de todas
Só tinha um pequeno pormenor: ria, sorria e chorava.

Bonita era a borboleta que vi no jardim
Olhava para ela e lembrava-me da outra vez que
Ria, dançava, cantava
Bolas... a borboleta fugiu!
Oh... que giras borboletas!
Lembrei-me de uma coisa: vou apanhar borboletas
E assim já posso cuidar delas.
Também quero apanhar uma flor
Assim posso tratar dela
Se calhar a minha mãe não vai deixar.

Fiquei tão admirado por ver uma flor tão linda
Linda era a Margarida que eu vi no jardim
Olhei para ela e lembrei-me da minha prima Margarida
Ri e disse: como é que pode ser uma flor chamada Margarida?
E também há flores que se chamam Dália, Dalila...
Sim há, mas gosto mais da flor chamada Margarida.

Trabalho realizado por:
Bárbara e Francisco José

Era uma estação bonita.
Sorrimos alegres.
Tratávamos das flores.
Amamos a Primavera.
AÇucena tão bonita, dissemos nós.
Almoçamos à beira de uma árvore.
Olhávamos para a natureza tão bonita.

Parámos para ver as flores.
Rimos com muita alegria.
Imitamos os pássaros.
Muita alegria se espalhava.
A Primavera é muito bonita.
Vera gostava da Natureza.
Estávamos muito contentes
Regamos as flores
Abril era muito bonito por causa da Primavera.

Formosa Primavera
Limpamos a Natureza
Oh ... que bonitas flores!
Rimamos a Primavera
Estávamos felizes por limpar o ambiente
Sacudimos a Primavera.

Trabalho realizado por:
João Paulo e Ana Filipa


Era um dia bonito
Saí para passear
Tomei o caminho do parque
Abriu-se a porta e
AÇucenas cheiramos
Andamos pelo parque a brincar
Ouvi os passáros a cantar.

Passei pelo parque
Ri às gargalhadas
Imaginei uma árvore verdinha
Montei o cavalo
Apareceu-me um rio
Vi um aborboleta pousada numa flor
Erva o cavalo comeu
Remei no barco
Andei pelo rio.

Florido o jardim
Lançamos a bola
Olhamos as flores
Regamos as tulipas
Enganei um amigo
Saltei de alegria.

Trabalho realizado por:
Ana Beatriz e José Tiago
.
... mais Primavera? . Sim . Não
.
... mais acrósticos? . . Sim . Não

2 comentários:

Unknown disse...

Estes jogos poéticos são muito divertidos não acham? Como Vêem podem fazer poesia a jogar com as palavras. Continuem... os poemas estão lindos!

Unknown disse...

Olá, ví o vosso trabalho e gostei muito.Continuem a fazer mais trabalhos eu cá estou a gostar.Parábens. Sou aluna de EB1 de Semelhe.